Home
NOTICIAS

CONSELHO DA COMUNIDADE REALIZA ATIVIDADES E É REFERÊNCIA EM SANTA CATARINA


Diante de um dos objetivos do Conselho da Comunidade da Comarca de Ituporanga, que é o de agregar valores e ressocializar os apenados, para que os mesmos saiam da Unidade Prisional e consigam se estabelecer profissionalmente, foi realizado um círculo de palestras reflexivas, tendo como início o tema sobre “Drogas e Violência”, ministrado pelas psicólogas Deize dos Santos Cruz e Eliz Marine Wiggers, atingindo 100% dos apenados.

Posteriormente, foi realizado, em parceria com o SENAC, através do palestrante Ivan Demarch, palestra de orientação com o tema “Mercado de Trabalho”. Esta temática gera questionamentos entre apenados, já que a maioria deles encontra “portas fechadas” quando saem à procura de emprego, e desta forma justificam a realização de novos delitos e acabam por vivenciar o conseqüente retorno à prisão.

Ressalta-se também que foram aplicadas na Unidade Prisional de Ituporanga as provas do ENEM, nos dias 02 e 03 de dezembro, com todos os apenados que desejassem, por meio desta, finalizar o Ensino Médio. Para tanto, destaca-se o empenho da professora Luzia Gerusa Ferreira Roling, quanto ao incentivo e inscrição dos alunos para a realização desta etapa, dando continuidade ao objetivo de formar cidadãos diferentes de quando entraram nesta Unidade Prisional.

Tais atividades evidenciam o diferencial do Conselho da Comunidade. Neste sentido, também foi realizado no mês de novembro uma exposição sobre a organização e desenvolvimento deste Conselho a representantes da Comarca de Santa Cecília, pelo motivo destes desejarem implantar um conselho da comunidade naquela comarca. Isto demonstra que as realizações do Conselho da Comunidade se espalham e são consideradas referência em Santa Catarina.



_______________________

Fonte: Jornal “A Comarca”
_______________________

Blog do Paulo Sobre o Autor do Site Site Oficial do Autor do Site